era-digital
Narciso na era digital

Você já ouviu a história de Narciso? Bem, de forma bem resumida, podemos dizer que Narciso era um jovem extremamente belo, que, por este atrativo, era alvo de desejo de muitas pessoas. Mas, Narciso era arrogante o suficiente para negar a elas qualquer dose de afeição, reservando para si o que considerava ser o melhor: ele mesmo.

Certo dia, ao ver seu reflexo nas águas do Rio Estige, ficou maravilhado: apaixonou-se perdidamente sem saber que aquela belíssima figura era apenas um reflexo. Deitou no leito do Rio para continuar a admirar-se e definhou até sua morte.

Mas, qual a ligação que uma história da mitologia grega tem com a era digital?

É fácil identificar: vemos sempre muitos blogueiros e empresários interessados apenas com ‘sua própria beleza’ na web. Querem promover seu site, seu blog, mas não querem se dar ao ‘trabalho’ de visitar outros conteúdos, senão o seu próprio.

É preciso mais do que simplesmente querer ser visto, querer ser lembrado. É preciso ver e lembrar. E, este comentário não serve apenas para quem esta começando agora. Serve também para os veteranos, que, em algum dia, também foram iniciantes.

Saber valorizar o trabalho alheio é uma característica que devemos desenvolver para, até mesmo, crescimento próprio. Afinal, conhecimento não é saber falar. Conhecimento é saber ouvir. Então, quanto maior for sua capacidade de ‘ouvir’ maior será seu crescimento.

Por isso, devemos sempre nos propor esta autoanalise: tenho dedicado algum tempo para aprender com o outro? Ou melhor, tenho permitido que isso aconteça, ou sempre acredito estar na frente?

Fazer uma visita, deixar um comentário, apoiar uma causa… São simples atitudes que podem ser tomadas como forma de valorização do trabalho alheio. Um pensamento ou elogio contido não incentivam o sucesso. É necessário compartilhar este feedback.

Mas, acima de qualquer coisa, é importantíssimo manter a sinceridade. Se não tiver nada construtivo para repassar, não tente forçar um elogio, porque isso pode gerar uma falsa aceitação. Prefira deixar suas observações quando tiver algo relevante para registrar.

Enxergue oportunidades para outros naquilo que você vê. A era digital nos possibilita compartilhar inúmeras informações. Se você sabe a necessidade de alguém e, em determinado momento se depara com uma informação relevante, não deixe de conectar esta pessoa ao conteúdo que poderá dar algum auxílio a ela.

Vamos praticar? Deixe seu comentário nesta publicação com seu link (do seu blog/site) e aproveite para visitar os links dos outros comentários. Quem sabe, nasce daqui uma era digital colaborativa?

 

Comente

comments