19-1024x928
Uso da inteligência linguística no marketing

Muitos já ouviram falar sobre ‘os tipos de inteligências’. Para entendermos melhor, vamos analisar o que Howard Gardner nos diz sobre o assunto. De acordo com ele, há nove tipos de inteligências, cada um com suas particularidades, conforme ilustrado acima por Mark Vital.

Sabemos sobre a valorização da inteligência lógico-matemática, muito adotada pelo nosso sistema de ensino e comercial. Mas, a verdade é que todos estes sete tipos de inteligência devem ser valorizadas, visto que exercem impacto positivo quando são exploradas.

A inteligência linguística é aquela que nos possibilita comunicarmos melhor, seja de forma oral, gestual, escrita e afins. A pessoa que desenvolve a inteligência linguística tem facilidade em expor o que pensa, tornando mais fácil sua compreensão. Essas características tornam a inteligência linguística uma ferramenta poderosa para o marketing, afinal, quando o canal de comunicação cliente-empresa é de fácil entendimento a eficácia se eleva.

Mas como fazer uso da inteligência linguística no marketing? Vamos analisar dois fatores que influenciam diretamente o impacto do marketing por meio da linguística.

  • Saiba como ‘falar’

Muito se prega no marketing que não vendemos produtos, e sim, sensações. Mas, para que esta sensação reproduzida na mente do cliente é necessário saber mais do que simplesmente escrever; é necessário saber descrever. Quando uma sensação é apenas ‘escrita’ ela não tem movimento, por outro lado, quando descrevemos uma sensação, fazemos isso com detalhes, de forma que o prospect  consiga sentir que queremos transmitir.

Além disso, é necessário ceder a tentação de bombardear o cliente com informações do produto. Quando aprendemos a focar na sensação, o processo torna-se natural. O uso de perguntas também é uma forma de desenvolver o canal de comunicação e criar pessoalidade.

Mas, vamos analisar isso na prática: observe os dois enunciados a seguir e escolha o que mais atrai você, considerando que uma empresa de marketing digital esteja oferecendo o serviço de criação e acompanhamento de uma Fanpage:

-Nós criamos e acompanhamos os indicadores de sua Fanpage, identificando o melhor horário para postagens, criando publicações semanais!

-O que acha de estar presente em qualquer hora e em qualquer lugar para seus clientes?

É mais provável que tenha se atraído ao enunciado 2, visto que ele aborda uma necessidade que o empresário tem: estar presente. Obviamente, explicar o processo de trabalho é importante, mas, é preciso gerar curiosidade e necessidade antes de entrar nestes detalhes.

  • Saiba para quem vai ‘falar’

É preciso identificar seu público para descobrir qual a melhor maneira de impactá-lo. Leve em consideração os fatores chaves que envolvem o grupo para o qual você vai direcionar seu marketing. Para isso, pergunte-se:

-Qual a faixa etária? Destaques da cultura? Interesses? Hobbies?

Afinal, não adianta usar formalidade excessiva quando seu público é, em sua maioria, jovem. E vice e versa. Saiba analisar para escolher o estilo de linguagem.

Obviamente, os benefícios do uso da inteligência linguística não param por aí, afinal, são inúmeros. Mas, que nos atentemos, pelo menos, a estes dois fatores analisados, como e quem. Que sejamos capazes de enxergar o poder que nossa inteligência linguística exerce, não somente profissionalmente, mas também em nosso dia a dia.

 

 

Comente

comments